CONSUMO DE LUXO PELA INTERNET
Helena Verhagen
Em Londres, a internet está completamente disseminada. As pessoas recorrem a todas as buscas de informações através da web. Todos os serviços públicos locais, eventos culturais e lojas possuem sites. Assim, também já faz parte da cultura londrina o e-commerce. As pessoas fazem on-line as compras de supermercado, farmácia, tickets para shows, eletrônicos, decoração, moda, etc.
Entre a vasta variedade de produtos online acessíveis a um clique, destaca-se a moda de luxo, que já possui consumidores fiéis. Além da facilidade de comprar sem sair de casa, eles defendem que através da internet há mais opções para a pesquisa do produto, é possível examiná-lo à vontade, mesmo que por fotos. O consumidor geralmente já está familiarizado com a marca ou mesmo com o produto, portanto consome confiante.
Na moda de luxo, a internet trás variedades e adianta aos consumidores sobre tendências. Os sites vendem essas marcas mais exclusivas porque trazem credibilidade e confiança aos seus clientes, e os clientes, por sua vez, acessam os sites em busca de tendências e novidades da moda, além do consumo fácil.
No início as marcas de luxo estavam receosas de vender produtos através da internet, pois massificaria produtos mais exclusivos, mas com o passar dos anos, a internet já mostrou o seu potencial. Com o e-commerce, as distâncias são eliminadas. A disponibilidade dos produtos chega a qualquer parte do planeta onde exista uma conexão com a web, e claro, um consumidor com créditos no cartão. A internet tornou a moda de grandes marcas acessível e globalizada.
Um site que se destaca no cenário de moda de luxo londrino é a farfetch.com. Este site dispõe de muitas opções de estilistas e produtos online. Diferente da maioria, a farfetch.com trabalha diretamente com lojas multimarcas. Ou seja, eles não compram produtos e criam estoque, e sim, têm parcerias com lojas européias que vendem todos os grandes nomes da moda. Assim, possuem produtos de mais de 200 designers de moda feminina e masculina, de 20 butiques localizadas em 10 cidades européias. Nomes como Gucci, Marc Jacobs, Givenchy, Alexander Mcqueen, Balenciaga, Cholé, Empório Armani, entre muitos outros, estão presentes no site. Entre as boutiques multimarcas, vale ressaltar nomes como a inglesa Feathers, a italiana Tessabit e a francesa Maria Luisa.
Para diferenciar o serviço que disponibilizam para os seus clientes de luxo, a farfetch.com tem um blog que atualiza com tendências, coberturas de desfiles e entrevistas com gente da moda. E ainda, tem uma seção chamada Editorial, que semanalmente traz inspirações de looks e opiniões de estilistas. Os mais de três mil produtos online são subdivididos nas seguintes categorias: Luxe (produtos da alta-costura), Lab (produtos de vanguarda e novos estilistas) e Cult (segunda marca de estilistas e jeanswear). Depois de conquistar clientes apaixonados por moda de luxo na Europa, a farfetch.com tem planos de expansão para outros continentes.
Empresas como essa, são cada vez mais comuns para os consumidores de moda de luxo, seja em Londres, ou em qualquer outro lugar do mundo. Estas tendem a aperfeiçoar seus serviços com produtos mais exclusivos, atendimento de pronta entrega e oferecer mais informação sobre o mundo da moda. Enquanto, os consumidores deste mercado, principalmente os jovens, estão em busca deste novo conceito de compras; e os que fazem parte, parecem já ter sido conquistados pelo conforto da compra de uma peça exclusiva através de um clique.
Bibliografia:
http://www.farfetch.com
http://www.gestaodoluxo.com.br/gestao_luxo_novo/gestao.asp
http://veja.abril.com.br/vejasp/especial_luxo/index.shtm
http://www.bbc.co.uk/dna/mbblast/F9646035?thread=6780547
The Cult of luxury brand – Radha Chadha & Paul Husband
CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA VIZUALIZAR A VERSÃO PARA IMPRESSÃO

|
Helena Verhagen
Graduada em Design de Moda no SENAC-SP e pós-graduada em Comunicação Jornalística pela Casper Líbero-SP.
Trabalhou com editoriais de moda na Editora Abril e com design de calçados na China, entre outros.
Atualmente, vive em Londres, aonde trabalha com pesquisas de tendências e fashion e-commerce. |
|