PRESTE ATENÇÃO
         

Sou estudante de Artes Plásticas na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e formada no curso de Estilismo em Confecção Industrial pelo Senai/RS.
Comecei minha trajetória desenvolvendo coleções para públicos e estilos diversos, meu primeiro prêmio como estilista foi no concurso Innova Moda, onde recebi a segunda colocação com a coleção “45 Vôos”, destinada ao público da maturidade.
Depois disso, desenvolvi vários trabalhos como freelancer até começar a trabalhar com jeans, e foi com trabalhos nesse segmento que vieram as premiações mais representativas da minha carreira: a segunda colocação no Bazaar de Talentos e a primeira colocação na 3ª edição do concurso Cardápio da Moda edição Internacional.
No dia 05 de abril deste ano, como resultado da premiação obtida no concurso Bazaar de Talentos 2007, apresentei minha coleção de inverno 2008, intitulada “O Passeio da Lua” a coleção teve como tema o ritual do sono, e contou com o apoio do IB Moda (Instituto Brasileiro de Moda) e patrocínio da Vicunha Têxtil que forneceu o jeans para desenvolvimento da coleção e que receberá as peças mais representativas do desfile para fazer parte do seu “Showroom” em São Paulo.
Atualmente, escrevo semanalmente sobre tendências dentro do espaço de matérias exclusivas do site Guiajeanswear, apresentando também croquis de minha autoria.
Para o futuro, tenho planos de atuar com consultoria de moda para microempresas da região inicialmente, na área de desenvolvimento de coleções.
Recebi também convite para lecionar no SENAI/RS, inclusive encaminhei proposta de alguns cursos – porém ainda não há data para início dos mesmos. Pretendo continuar escrevendo e manter meu principal foco em prestação de serviços – já que me considero uma estilista muito versátil – tenho facilidade em criar para estilos diversos.
Mesmo tendo como principal projeto a prestação de serviços, minha marca está em processo de registro, pois acredito que é importante para um estilista manter projetos individuais mesmo que a nível experimental – é um aprimoramento da técnica e da sensibilidade. Uma forma de “lapidar” o próprio processo criativo.

Homem

Tendo já absorvido as mudanças conseqüentes de seu novo posicionamento na sociedade, o homem hoje reconstrói sua própria imagem alterando seu estilo de vida e consequentemente seu gosto por moda.
O homem quer explorar seu corpo, quer seduzir, cortejar, experimentar representações de si mesmo, de seus discursos e sente que há legitimidade e espaço atual na sociedade para tanto.
É tempo de assumir sua sensibilidade adquirida, como uma novidade! A maior de todas! Explorar fantasias e redesenhar a figura masculina com o gesto do individualismo ao ritmo da renovação da moda agregando detalhes que contam histórias do seu universo em um discurso indireto de uma maneira muito particular.


Mulher

Tempo para diversão, para voltar a ser frágil, a escassez de momentos em família, momentos de descanso, e outros temas “rotineiros” e até de “intimidade” tornam-se cada vez mais raros e pouco vivenciados por isso tornam-se objeto de desejo, e servem de inspiração para gerar temáticas na moda, desencadear tendências e influenciar a cartela de cores da estação.
Além disso, dentro de suas respectivas ilhas de estilo, as mulheres transitam: hora querem ser desejo, hora querem ser afeto, querem ser mimadas por suas memórias, por conforto, hora querem ser frágeis ou destemidas.

Casa

Em casa, resta apenas quem realmente somos. Durante o dia pouco tempo temos para ser realmente autênticos, para assumir os pensamentos e prazeres simples que povoam nossa imaginação nos momentos em que nos desligamos dos compromissos.
Os objetos de decoração tomam a forma, a cor e a proposta desses pensamentos, como uma maneira de intensificar sensações, alterar a velocidade do tempo, propiciar aconchego para os sentidos.
O ambiente recorda, relaxa, traduz memória, vontades e vivências em design.

Loja
A loja constrói fantasias que funcionam como uma fuga da rotina – um sonho “agradável de se sonhar” – de maneira irrecusável a imaginação do consumidor percebe essa ilusão como um momento de realidade mágica, e acaba vivenciando a fantasia através de sensações.
Resta à loja, traduzir no seu ambiente o sonho de muitos, convidar a imaginação do consumidor a distanciar-se do real através dos sentidos valendo-se de todas as variáveis que possam influenciar a visão e a memória

Prefiro falar em variáveis de comportamento que tem influenciado a moda, quase sempre se inter-relacionando.

CONSUMO AFETIVO

É a moda que desperta o interesse pelo vínculo da emoção. Essa moda traz sensações que não são tão vivenciadas devido ao ritmo das grandes cidades, e que para compensar, precisam ser experimentadas com maior intensidade.
Imagens que povoam universos particulares, que falam de memórias, emoções quotidianas, o desejo pela simplicidade e pelo afeto, pela diversão são convertidos em temáticas levadas para a moda com a intenção de prolongar ou mesmo fantasiar essas vivências perdidas.
Essa é a principal tendência na minha opinião: aquela que liberta mesmo que de maneira fantasiosa – a intimidade e a espontainedade do consumidor que está cada vez mais reduzida devido ao ritmo que a rotina das grandes cidades impõem.
Na emotividade, a moda que busca sentido é uma forma de não ser supérfluo, de não interpretar a moda como algo descartável, de reciclar idéias, de ser solidário e ecológico também.
Processos mais artesanais também podem se inter-relacionar bem com essa corrente de consumo; pois sugerem um resgate à outro ritmo de vida; distancia-se da tecnologia.

GOSTO PELA TECNOLOGIA

Outra proposta que identifico, presente em várias ilhas de estilo, é a moda direcionada para os amantes da tecnologia, para o público que está adaptado ao cenário urbano e busca uma moda corajosa e destemida.
Uma moda que também explora o culto ao corpo porém de maneira provocativa e rebelde, que mistura idéias, que quer ser diversidade e ao mesmo tempo quer ser única e especial.
Nessa proposta a preocupação ecológica surge no emprego por tecidos tecnológicos ou mesmo processos industriais menos agressivos ao meio ambiente. Ecologia e tecnologia caminham juntos.

DESEJO DE LUXO URBANO

O consumidor quer levar o luxo para o streetwear, através de propostas refinadas, design sutil e primoroso que ao mesmo tempo que busca a paridade pelo streetwear deixa claro o distanciamento do luxo através da qualidade, design e até mesmo marca.
O culto ao corpo e a sensualidade aqui são bastante presentes.
A questão ecológica se inter-relaciona com o desejo de luxo urbano sempre bastante estandardizada e clara ao consumidor, apresentada como mais um artigo de luxo.

 

Desigual

Gosto muito da identidade visual dessa marca e venho acompanhando suas coleções por pesquisas, são sempre muito coerentes, realmente buscam ser especiais e desiguais pois sempre se destacam das outras marcas pelo design e criatividade de suas coleções e campanhas.

Diesel

A diesel é sempre uma marca/referência para quem trabalha com jeans, não economiza na hora de criar toda uma atmosfera conceitual para seu público, vende realmente jeans com sonhos. E a Diesel Kids vem sempre com campanhas surpreendentes, buscando introduzir preocupações que muitas vezes os adultos ignoram ser também das crianças. Desde a brincadeira com tribos urbanas (campanha passada) até a questão ecológica que na campanha atual está sendo explorada de maneira bastante lúdica.


Naf Naf enfant

Acompanho sempre as campanhas da Naf Naf para o público infantil também, e é uma marca que consegue conciliar atualidade preservando a delicadeza e a infância.


 

Ronaldo Fraga

Sou muito fã do processo criativo do Ronaldo Fraga. É sempre coerente sem cansar e traz uma moda que se desapega da questão do culto ao corpo e fala de simplicidade, de brasileirice!






 

Maluka

Acompanho sempre as coleções da marca Maluka, que também costumam sempre surpreender dentro do universo Jeanswear, sempre surge divertida, ousada e colorida.


     
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