Elias Frederico
O QUE É MARKETING ESTRATÉGICO
     

O QUE É MARKETING ESTRATÉGICO
Elias Frederico

A análise estratégica de mercado tem grande relevância na prática de marketing. Apesar da grande relevância do tema, nem sempre o conhecimento é aplicado corretamente. A aplicação mecânica das ferramentas de análise estratégica a problemas complexos gera respostas simplistas e que só arranham a superfície dos problemas mercadológicos enfrentados pelas organizações. A presente resenha tem por objetivo apresentar uma revisão do conceito de planejamento estratégico de mercado, seus processos, as deficiências e as direções futuras. Para tanto, consultou-se a literatura básica (Evans e Berman, 1997, Kotler, 1997, Porter, 1999) complementada pela literatura contemporânea e por exemplos de revistas de negócios. O texto aborda os conceitos fundamentais de marketing e estratégia, as etapas para a formulação da estratégia, e as questões polêmicas envolvendo estratégias de marketing.

CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA FAZER DOWNLOAD DA EDIÇAO COMPLETA #4 REVISTA ANTENNA WEB
Elias Frederico é especialista em Negócios da Moda. Trabalhou em
empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Negócios. Foi gerente de Departamento da C&A e Diretor do Departamento de Vestuário das Casas Pernambucanas. Professor de Estratégia Empresarial, Finanças e Gestão de Negócios em cursos de MBA em várias instituições. Docente de marketing  da Universidade de São Paulo -USP. Engenheiro Mecânico pela FEI, Doutor e Mestre em Administração pela EAESP- FGV.
 
 
Home / Editorial / Artigos / Preste Atenção / Entrevista / Leitura / Agenda